Carregando...

Cachoeira do Sul (centro) (51) 3722-5073

Santa Cruz do Sul (centro) (51) 3056-3026

Santa Cruz do Sul (Arroio Grande) (51) 3715-2919

Dúvidas Frequentes

Disponibilizamos algumas perguntas com respostas sobre dúvidas frequentes. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pela página CONTATO neste mesmo site, ou pelos telefones das nossas unidades de atendimento.

13 . Se o exame é de sangue vou sempre ter que fazer jejum?

Depende do exame. Para alguns não precisa jejum, e para outros o tempo de jejum varia de acordo com o exame.

É recomendável informar-se previamente com o laboratório, ou seguir orientação médica.


14 . Se o médico disse que não precisa jejum para determinados exames, e o laboratório orienta para fazê-lo, como devo proceder?

Primeiramente a solicitação do médico deve ser respeitada, pois ele conhece a história clínica do paciente, sabe o grau de urgência ou situação específica, e cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados e auxiliar na resolução clínica. Entretanto, a boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para o indivíduo adulto. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo do exame e de cada situação clínica. Em caso de dúvida fale com seu médico.


15 . Precisa jejum para coleta do exame de fezes?

Não, nem precisa ser a primeira evacuação do dia. Para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório. Importante lembrar que o paciente não pode fazer uso de laxantes.


16 . Precisa jejum para coleta de urina? E precisa ser a primeira urina da manhã?

Normalmente não precisa jejum, contudo, alguns exames de urina, Urina de 24hrs por exemplo,  podem requerer uma dieta restrita dias antes de iniciar a coleta. Também não precisa ser necessariamente a primeira da manhã. Normalmente se recomenda que seja a primeira da manhã por ser esta mais concentrada, ficou mais tempo na bexiga durante a noite. Para coletas durante o dia é recomendável, se possível, um intervalo de pelo menos duas horas desde a micção anterior à da coleta. O ideal é coletar em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.


17 . Por que pedem para desprezar o primeiro jato de urina antes da coleta?

O primeiro jato de urina pode conter material contaminante da uretra ou vagina, como células, secreções, bactérias. Então, para evitar a contaminação com este material uretral ou vaginal, é recomendado desprezar o primeiro jato da urina e coletar o jato médio, pois este representa a urina que está na bexiga.


18 . Se coletar sangue de uma mesma criança repetidas vezes, isso pode dar problema para a criança?

A prática e experiência dos coletadores são muito importantes. Embora às vezes seja necessário repetir o processo de coleta, isso não é o ideal. É preciso tomar cuidado em relação ao volume de sangue coletado. Quanto menor a criança, menor o volume de sangue existente, e, por isso será melhor quanto menor for o volume coletado, desde que o suficiente para realizar os exames com segurança.


19 . É verdade que exames de hormônios devem ser feitos em períodos de acordo com o ciclo menstrual?

Isso é verdade para alguns hormônios que sofrem flutuação conforme o dia do ciclo, como o LH, FSH, estradiol e progesterona.


20 . Quanto tempo preciso manter abstinência sexual antes da coleta de esperma para o exame Espermograma e por que a coleta tem que ser no laboratório?

A abstinência sexual deve ser de 2 a 7 dias. A coleta deve ser feita por masturbação e não por relação sexual interrompida no momento da ejaculação. Para isso deve ser usado frasco fornecido pelo laboratório, e coletar todo o volume ejaculado. É recomendado que a coleta seja feita no laboratório porque o material (esperma) vai imediatamente para a estufa a 37 graus de temperatura.


21 . Sou gestante e preciso fazer coleta para pesquisa de estreptococo do grupo B. Como devo proceder?

A coleta de estreptococo do grupo B é feita em gestantes entre 35ª e 37ª semanas de gestação, ou conforme orientação médica. Serve para ver se a gestante é portadora da bactéria, mesmo sem ela ter qualquer sintoma de infecção. A paciente não deve fazer higiene íntima ou tomar banho logo antes da coleta. A coleta é feita na região genital e anal. Não necessita jejum.


Resultado de exames

CONTATO

Cachoeira do Sul, RS - Rua Marechal Floriano, 88

Segunda à Sexta 7h às 12h e das 13h30min às 18h e sábado das 7h às 12h.

(51) 3722-5073

Santa Cruz do Sul, RS - Rua Marechal Deodoro, 189

Segunda à Sexta das 7h às 12h e das 13h30min às 18h e Sábado das 7h às 12h.

(51) 3056-3026

Santa Cruz do Sul, RS - Av. Euclides Kliemann, 1030

Segunda à Sexta 7h às 11h30min e das 13h30min às 17h e Sábado 7h às 11h.

(51) 3715-2919

Enzilab Laboratório de Análises Clínicas ©