Cachoeira do Sul - (51) 3722 5073
Santa Cruz do Sul - (51) 3715 2919 ou (51) 3056 3026


Login: Senha:
W E B M A I L



Enzilab

• Intruções de Coleta •




Hipopotassemia

A hipopotassemia é definida como concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/1. Pode ocorrer em virtude de alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio devidas a uma menor ingesta ou perda aumentada.

As manifestações clínicas da hipopotassemia são variadas, envolvendo diversos sistemas orgânicos. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns. Também se observam, poliúria polidipsia e constipação; contudo, pode estar assintomático.

Na avaliação do paciente com hipopotassemia, deve-se empenhar atenção especial à história de náuseas, vômitos, diarréia, ingesta precária de nutrientes ou uso de diuréticos. O nível de excreção urinária de potássio é útil para verificar se o rim é uma fonte de perda de potássio ou se está conservando o íon de maneira apropriada.

Os níveis séricos de eletrólitos e a gasometria arterial são oportunos na identificação de distúrbios ácido-básicos associados à hipopotassemia, como alcalose metabólica ou acidose tubular renal (ATR) Tipo I ou Tipo II.

Hiperpotassemia

Define-se a hiperpotassemia como um potássio sérico superior a 5,5 mEq/1. Tendo em vista que o rim é bastante eficiente na excreção de potássio, em geral se encontra hiperpotassemia apenas na situação de oligúria e/ou comprometimento renal grave. Deficiência de mineralo - corticóide, de insulina, acidose ou uma grande carga de potássio (endógena ou exógena) pode predispor ao desenvolvimento de hiperpotassemia.

A principal manifestação clínica da hiperpotassemia é a debilibtação da condução cardíaca. A manifestação mais precose é o apiculamento das ondas T no eletrocardiograma. Com níveis crescentes de potássio sérico, o intervalo PR se prolonga, o complexo QRS se alarga, a atividade atrial é perdida e, por fim, ocorre fibrilação ventricular. Manifestações neuromusculares como parestesias, fraqueza e paralisia flácida ocorrem com menor freqüência.

Uma vez confirmada a hiperpotassemia, deve-se proceder a uma anamnese cuidadosa, com atenção especial a doença renal pre-existente ou doenças sistemáticas, tais como lúpus eritematoso sistêmico e doença falciforme. Cumpre obter uma história minunciosa de uso de medicamentos, principalmente quanto a diuréticos poupadores de potássio ou preparações digitálicas.

 



Leia também:


| Indique este site | | Topo |

 
Página InicialAdicionar aos FavoritosEnviar e-mail
 
H O M E
   
E M P R E S A
Quem Somos
Diretoria
História do Enzilab
Política da Qualidade
   
A T E N D I M E N T O
Localização
Exames
Convênios
Coleta Domiciliar
Coleta nas Empresas
   
C O N T A T O
Fale Conosco
Envie Currículo
   
P R O F I S S I O N A I S

Artigos Técnicos
Links Úteis

Acesse aqui nosso
Informativo
Científico.

Copyright © 2004 - ENZILAB Laboratório de Análises Clínicas - Todos os direitos reservados   |    Layout: Taumes   |   Tecnologia: ÍCONE